29.5.06

uma cereja não faz a primavera



Em Portugal infelizmente, falar da Primavera é coisa de maluquinhos. Estamos praticamente reduzidos ao Verão que nunca mais chega e ao Inverno que nunca mais acaba. A Primavera e o Outono não existem. A Primavera é o Verão que ainda não chegou e o Outono é o Verão que já acabou.

Mas em Portugal — apesar de alguns dias de Maio serem bem capazes de ser, à vontadinha, os mais bonitos de todo o planeta — só se reconhecem dois tempos fundamentais: o de praia e o de ficar em casa.

Mas é triste não se reparar na Primavera. É a única estação do ano que não só tem coisas dela como tem o melhor de todas as outras. Tem dias do melhor calor de Verão; da doçura do Outono; da esperteza do Inverno. Para além disso, contrasta mais com a estação anterior do que qualquer outra — e sempre para melhor.


Miguel Esteves Cardoso, Única, 20/05/06

5 comentários:

  1. eu tb gostei do texto do Miguel Esteves Cardoso na revista do Expresso, já que partilho a preferência das estações do ano pela Primavera.
    não gosto de muito calor nem de muito frio. prefiro antes o calor e o frio da Primavera.
    dos cheiros, das cores...
    basta pensar num dia de Primavera no Gerês, por exemplo, ou até mesmo um final de tarde numa esplanada ao pé (à beira, para quem preferir!!)de casa!
    e depois fazia uma redacção:
    eu gosto muito da Primavera.
    a Primavera é muito bonita e tudo fica mais bonito na Primavera.
    (...)

    :)

    ResponderEliminar
  2. (...) a primabera tem bonitas flores e o sol à tarde.

    :)

    ResponderEliminar
  3. graças ao meu problema em deitar coisas velhas fora, fui vasculhar os cadernos da escola primária para encontrar uma redacção das "verdadeiras".
    aqui vai, então, "a Primavera", andava eu na 2ª classe:
    "A Primavera é uma estação muito bonita.
    Na Primavera os campos estão muito verdes e cheios de flores, o céu está muito azul.
    Na Primavera festeja-se o dia da árvore e a Páscoa.
    A Primavera é depois do Inverno.
    Na Primavera vêm as andorinhas.
    As árvores cobrem-se de folhas e nascem muitas flores."

    ;)

    e depois há outras - "as flores", "as abelhas", "a natureza" ("A Natureza também tem vestuário que são as estações - no Verão nascem os frutos, na Primavera está florida, no Outono está fria e no Inverno está cheia de neve.") ou até mesmo "se eu fosse uma abelha" ("Se algum menino me fizesse mal eu dava-lhe uma picada")!!!

    lindo...

    ResponderEliminar
  4. só encontrei aquela frase numa das fichas de trabalho da 2ª classe... tenho que procurar melhor.
    porque eu tenho uma redacção sobre a primavera. quem é que não tem uma redacção sobre a primavera?

    ResponderEliminar
  5. agora percebo que escrever primabera não foi um erro. foi apenas um pressentimento. .. :)

    ResponderEliminar